Nenhum comentário

Prefeitura concede desconto de 100% em juros e multa e opções de parcelamento no IPTU, ISSQN e taxas


O Prefeito Joaquim Neto sancionou nesta quinta-feira (21), a Lei 3822/2020, que dispõe sobre a concessão de benefícios para pagamento de débitos tributários em atraso. Além de descontos, a Prefeitura está disponibilizando a possibilidade de parcelamentos especiais.

O contribuinte (pessoa física e jurídica) poderá quitar seus débitos constituídos até 31/12/2019 de Imposto Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e taxas, a exemplo de alvará, vigilância sanitária e de mercado, obtendo grandes descontos.

Os descontos sobre juros e multa são de 100% para quem parcelar em até duas vezes e efetuar os pagamentos até 30/07/2020. Também há a possibilidade de parcelamento em até seis vezes, onde será aplicado desconto de 60% nos juros e multas.

Devido à pandemia, os atendimentos presenciais na Secretaria de Finanças não estão sendo realizados, portanto, para emitir o DAM de pagamento, o contribuinte pode realizar pelo site da Prefeitura de Gravatá (CLIQUE AQUI) ou enviar um e-mail com a solicitação para iptu@prefeituradegravata.pe.gov.br.

Para maiores informações, os contribuintes podem entrar em contato com a Secretaria de Finanças através do telefone 3563-9009, ou pelo email: financas@prefeituradegravata.pe.gov.br.

fonte: http://www.prefeituradegravata.pe.gov.br/prefeitura-concede-desconto-de-100-em-juros-e-multa-e-opcoes-de-parcelamento-no-iptu-issqn-e-taxas/

Nenhum comentário

Nossos Idosos precisam de cuidados especiais durante a pandemia

A esta altura dos acontecimentos, todos já sabem que é indispensável lavar muito bem as mãos com freqüência e que os idosos devem ficar em casa nos próximos meses, para não se expor ao novo coronavírus. Igualmente importante é que qualquer um que entre em contato com uma pessoa mais velha tome cuidado redobrado para não haver o risco de infectá-la, inclusive usando máscara. Portanto, se a visita não é essencial, tente trocá-la por um encontro virtual ou telefonemas. Há uma série de detalhes que podem passar despercebidos, mas que trazem maior segurança para todos.

A pandemia do novo coronavirus está produzindo uma experiência de vida singular para toda a sociedade. Seu desdobramento aparece no plano da economia, na convivência social, nos nossos deslocamentos, na subjetividade, entre outros segmentos. Um dos aspectos a se destacar é a preocupação com a população acima de 60 anos. De acordo com os médicos e cientistas, essa população fica mais vulnerável diante da pandemia. Cuidar dela envolve uma série de ações, como o isolamento social e a atenção com seus responsáveis.

O isolamento social – traduzido pela frase “fique em casa”! – talvez seja um dos maiores desafios para os indivíduos das mais diferentes idades. Nos últimos dias, uma série de vídeos e memes da internet têm abordado a temática do isolamento social entre os mais velhos. Esse assunto também surgiu em reportagens nas mídias, televisiva e escrita. Em boa parte delas é possível ver idosos e idosas “desobedecendo” a ordem de ficar em casa.

Algumas dicas podem ser observadas para responder a essa questão. O primeiro ponto a se destacar é a definição de idoso, um segmento etário diverso. Há pessoas acima dos 60 anos que trabalham e vivem um cotidiano parecido, senão igual, ao de pessoas mais jovens. Outros são aposentados, vivem com familiares ou moram sozinhos e são independentes. No caso daqueles que moram sós e agora se vêem em uma situação de isolamento maior, o uso da tecnologia, como smartphones, pode contribuir para que continuem a exercer algumas atividades, como cursos on-line, práticas de exercícios físicos no ambiente domiciliar, jogos, chamadas de vídeo e outros. Leituras, passatempos (como caça-palavras ou palavras cruzadas), atividades manuais (crochê, bordado, pintura), pequenas caminhadas (com a devida proteção) também podem ser aliados.

Nenhum comentário

Destaque no turismo: Gravatá é apontada como um dos cinco principais destinos turísticos do estado de Pernambuco

Os investimentos no turismo têm levado o município de Gravatá a ser um dos destinos mais procurados pelos viajantes que escolhem Pernambuco para aproveitar as férias, finais de semana e feriados. Nesta terça-feira (07), a revista ‘algomais’ publicou uma matéria que aponta a cidade com um dos cinco lugares mais visitados do estado, entre setembro de 2018 a agosto de 2019.

A informação decorre do fato de, durante esse período, Gravatá ter sido uma das cidades mais procuradas no site do Airbnb, um dos principais serviços online de reserva de acomodações e meios de hospedagem. Segundo os dados da plataforma, o município é o único destino do top 5 que não pertence ao litoral pernambucano, o que torna a cidade uma opção de destaque no turismo serrano e de campo, provando que tem muita gente que ainda prefere o clima das montanhas, em vez do calor das praias.

fonte: http://www.prefeituradegravata.pe.gov.br/destaque-no-turismo-gravata-e-apontada-como-um-dos-cinco-principais-destinos-turisticos-do-estado-de-pernambuco/

Nenhum comentário

Pela Primeira Vez Em Gravatá/PE

Eles Estão rodando o Brasil e pela PRIMEIRA VEZ o festival gastronômico estaciona em Gravatá/PE. 🚛📌 Galera que se prepare pra curtir e saborear o melhor da gastronomia de rua e os chopes artesanais do Sul que acabaram conquistando o Brasil. 😋🍺🍔🍟🍦 #FoodTruckNaEstrada
Marque os amigos pra saber dessa NOVIDADE. 👇💥
➡ 09 a 12/01 (quinta a domingo)
➡ 18h às 23h59
➡ Local: Quadra do Povo

Fonte: https://www.facebook.com/FoodTruckFestivalOficial

Nenhum comentário

Prefeitura divulga programação do Natal de Paz e Luz 2019 de Gravatá

A Prefeitura de Gravatá divulgou nesta segunda-feira (25) a programação oficial do Natal de Paz e Luz 2019. Com realização nos dias 13, 14, 20, 21, 25, 27, 28 e 29 de dezembro, as atrações contarão com cantatas natalinas, missas, espetáculos de dança, desfile de natal, teatro, projeção mapeada, apresentações artísticas e uma decoração especial com luzes e artigos decorativos que darão um toque especial às ruas de Gravatá.

O espetáculo natalino será realizado pelo Instituto Cultural e Ecológico Terra Agreste – ICETAG, com direção teatral de Carlos Fester e coreografia do Movimento de Dança Wanderson José, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Sob o tema “É tempo de sonhar”, com uma linguagem regional e elementos da cultura nordestina, a apresentação promete surpreender o público, que já pode aguardar muita música, dança, encenação, acrobacias aéreas e efeitos especiais.

Sucesso na edição de 2018, o desfile natalino se consagrou como um dos destaques da programação. Realizado na Avenida Cleto Campelo, sob a coordenação da professora de dança Rosivânia Pereira, a temática do desfile trará os enfeites vivos do Natal, como guirlandas, anjos, bengalas, fadas, duendes, bonecos de neve, brinquedos, soldadinhos, bailarinas, ursos e estrelas que montam uma árvore de Natal gigante. O desfile contará com a participação de cerca de 200 bailarinos gravataenses e de aproximadamente 500 alunos da rede municipal de ensino. Neste ano, o trajeto terá concentração na Praça da Matriz e seguirá com destino à Estação do Artesão.

fonte: http://www.prefeituradegravata.pe.gov.br/prefeitura-divulga-programacao-do-natal-de-paz-e-luz-2019-de-gravata/

Nenhum comentário

”G1” Boi ‘bloqueia’ entrada de agência bancária em Gravatá e imagens viralizam na web

Boi chegou na frente da agência bancária por volta das 10h30 e passou 40 minutos no local.

Por G1 Caruaru

26/11/2019 14h45  Atualizado há 19 horas


Boi 'bloqueou' entrada de agência bancária em Gravatá — Foto: Pernambuco Notícias/Divulgação
Boi 'bloqueou' entrada de agência bancária em Gravatá — Foto: Pernambuco Notícias/Divulgação

Boi ‘bloqueou’ entrada de agência bancária em Gravatá — Foto: Pernambuco Notícias/Divulgação

Um boi “bloqueou” a entrada de uma agência do Banco Bradesco em Gravatá, no Agreste de Pernambuco, na manhã desta terça-feira (26). As imagens do animal em frente ao estabelecimento viralizaram nas redes sociais.

De acordo com a supervisora da agência, Taís Lima, o boi chegou na frente da agência bancária por volta das 10h30. “Ele ficou no local por cerca de 40 minutos”, disse. Ao G1, Taís também informou que durante o tempo em que o animal esteve no local, nenhum cliente conseguiu entrar ou sair do banco.

A supervisora ainda contou um pouco de como foi a reação das pessoas ao verem o boi. “No início o pessoal ficou assustado, com medo que ele [o animal] ficasse bravo, mas depois todo mundo começou a tirar foto e fazer vídeo”, ressaltou.

Após uma pessoa, que as testemunhas não souberam informar quem era, conseguir laçar e retirar o boi da entrada da agência, o atendimento seguiu normalmente.

Boi ficou em frente à agência por cerca de 40 minutos — Foto: Pernambuco Notícias/Divulgação
Boi ficou em frente à agência por cerca de 40 minutos — Foto: Pernambuco Notícias/Divulgação

Boi ficou em frente à agência por cerca de 40 minutos — Foto: Pernambuco Notícias/Divulgação

fonte: https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2019/11/26/boi-bloqueia-entrada-de-agencia-bancaria-em-gravata-e-imagens-viralizam-na-web.ghtml

Nenhum comentário

Bolsonaro anuncia que Caixa vai mudar crédito imobiliário

BRASÍLIA – A Caixa Econômica Federal vai lançar, na próxima terça-feira, mudanças nas regras de concessão de crédito imobiliário que podem reduzir os juros do financiamento de imóveis no país. A informação foi dada na noite de quinta-feira pelo presidente JairBolsonaro em live nas redes sociais , acompanhado do presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

— A Caixa vai anunciar na terça-feira uma coisa que vai mudar a vida dos brasileiros — disse Guimarães, enquanto Bolsonaro concordava ao seu lado.

Juro: Com queda dos juros, bancos reduzem taxas; vejas as novas condições

Mais cedo, o presidente da Caixa já havia afirmado que o banco lançaria, em breve, oficialmente, linhas de crédito imobiliário com custo indexado ao IPCA , o índice oficial que mede a inflação no país, como publicado no site do GLOBO em julho .

Essas linhas estão no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação ( SFH) , que permite o uso do FGTS para pagar as prestações e amortizar o saldo devedor do financiamento do imóvel. No SFH, é possível comprar imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão.

Hoje, como o SFH é financiado pelo FGTS, o crédito habitacional neste sistema é corrigido pela Taxa Referencial (TR), acrescida de uma taxa de juros que pode ser no máximo de 12% ao ano. Mas, no mercado, bancos praticam taxas de até 8%.

O IPCA substituiria a TR e, com isso, a expectativa é que a taxa de juros cobrada pelo banco seja menor, reduzindo o custo final para o consumidor.

Atualmente a TR está zerada então, na prática, o financiamento tem o custo máximo de 12% ao ano. O IPCA acumula alta de 3,22% nos últimos 12 meses.

FGTS: Vai optar pelo saque anual? Veja neste guia o que considerar antes da decisão

O Conselho Monetário Nacional (CMN), responsável por regular as regras de financiamento imobiliário, já tinha liberado o uso de outros indexadores que não a TR no crédito habitacional, porém isso ainda não era permitido nas linhas que usam o FGTS, como é o caso do SFH.

Como o FGTS também é corrigido pela TR, o financiamento imobiliário com base em recursos do Fundo de Garantia hoje adota este indexador.

A informação de que a Caixa pretende oferecer crédito imobiliário indexado ao IPCA inclusive no SFH foi dada pelo presidente do banco no início da noite de quinta-feira, antes que o Banco Central e o CMN tivessem feito qualquer anúncio.

Perguntado sobre o porquê da ausência de comunicação por parte do CMN, Guimarães desconversou.

Na última quarta-feira, o CMN realizou uma reunião extraordinária, mas divulgou apenas uma resolução sobre o financiamento da dívida de produtores de arroz.

IR: Governo quer usar parte do IR da classe média para transferir renda aos mais pobres 

Na sequência, em nota, o Banco Central informou que o CMN autorizou a indexação do financiamento imobiliário ao índice de preços no âmbito do SFH.

Segundo o Banco Central, “a medida, derivada da Agenda BC#, deve favorecer a ampliação das modalidades de financiamento imobiliário disponíveis aos consumidores, o aumento da concorrência entre os agentes financeiros e a redução das taxas de juros”.

A Caixa detém hoje mais de 70% do crédito imobiliário no país e uma a nova política do banco deve ser acompanhada pela concorrência.

FONTE: https://oglobo.globo.com/economia/bolsonaro-anuncia-que-caixa-vai-mudar-credito-imobiliario-23881105

Nenhum comentário

Velocross Sem Limites: Campeonato acontece em Gravatá nos dias 24 e 25 de agosto

Nos dias 24 e 25 de agosto, Gravatá irá sediar mais um grande evento de esporte e aventura. O “Velocross Sem Limites”, campeonato que envolve motos e velocidade, irá reunir pilotos de todo o Nordeste, com provas que prometem muita emoção e adrenalina. O evento será realizado na fazenda Caroá.

“O turismo de esportes radicais está crescendo muito em nossa cidade. Cada vez mais, recebemos atletas e amantes desse tipo de esporte em diversas edições na cidade, como é o caso dos eventos da Trilha da Amizade, Bacurau, São Severino, Mandacaru, Bairro Novo, entre tantos outros. Com certeza, o “Velocross sem Limites” será mais um super evento no município,” afirmou o Prefeito Joaquim Neto.

O piloto gravataense e um dos organizadores do evento, Gabriel Pontes, falou sobre suas expectativas para o campeonato e sobre os preparativos.

“Esse vai ser um evento muito bom, porque teremos aqui pilotos profissionais de grandes equipes. O fato de nossa cidade sediar um evento como esse, é motivo de orgulho, além de ser uma grande oportunidade que teremos pra mostrar que em Gravatá tem pilotos muito talentosos,” disse.

Ainda segundo os organizadores, a estrutura, bem como, o diferencial das paisagens da zona rural têm sido um ponto que tem atraído diversos competidores para os eventos que têm acontecido em Gravatá.

“A união de todas as equipes de trilha da cidade já mostra a grandiosidade do evento. Será construída uma pista nova pra realizar esse evento de agora no sítio Caroá, o que faz com que a competição atraia profissionais representantes de vários estados da região,” completou Gil Dantas, outro organizador do evento.

Sobre o esporte:

O Velocross, ou VX, como é conhecido, é uma modalidade esportiva na qual competem pilotos que utilizam vários modelos e tipos de motos, como Trial ou Off-Road, usadas também no Cross Country, Endurode Regularidade e no Motocross. A grande diferença é na preparação das motos e no tipo de pista.

Na preparação das motos, o objetivo é garantir maior potência, aceleração e velocidade em detrimento da suspensão, pois, no Velocross – ao contrário do Motocross – não há obstáculos como saltos, duplos, triplos, mesas, costelas e outros, que exijam uma boa suspensão para absorção de choques.

As pistas de Velocross são de média para alta velocidade, com traçados sinuosos e muitas curvas. Devem ser gradeadas, niveladas e molhadas para maior proteção dos pilotos. Pode ser inserido no traçado obstáculos tipo rampa ou ‘lançador’ (Um aclive suave para saltos longos, baixos e de pouco impacto na suspensão).

O comprimento oficial da pista é de mil metros, mas podem ser realizadas competições em pistas com extensão mínima de 600 metros e máxima de mil e 200 metros. A largura mínima entre “bumpings” (demarcadores de pista) é de 6 metros, com um ideal de 10 metros de largura. O local de largada deve possuir uma largura mínima de 30 metros transversal à pista. A primeira curva deverá ter no mínimo 10 metros de largura.

Os campeonatos geralmente acontecem de quatro a seis etapas e está dividido entre cinco e oito categorias de acordo com a realidade de cada região: no caso da Copa arranca toco Importada: Vx1,Vx2,Vx3, Nacional A, B e C.  Vx pop. Vx titan. As provas têm um tempo pré-determinado que varia de 5 a 20 minutos, mais duas voltas.

A sinalização em uma prova de Velocross é idêntica a do Motocross e ocorre geralmente por placas ou bandeiras, cada cor de bandeira tem um significado.

fonte: http://www.prefeituradegravata.pe.gov.br/velocross-sem-limites-campeonato-acontece-em-gravata-nos-dias-24-e-25-de-agosto/

Nenhum comentário

Em Recife, prefeito se reúne com Presidente da Ad Diper para apresentar projeto do distrito industrial de Gravatá

Em Recife, prefeito se reúne com Presidente da Ad Diper para apresentar projeto do distrito industrial de Gravatá
2 DE AGOSTO DE 2019

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

O Prefeito Joaquim Neto esteve reunido nesta quinta-feira (01), com o Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico – (Ad Diper), Roberto Abreu, para apresentar o projeto do distrito industrial de Gravatá. Durante a reunião, que foi promovida na sede da agência, em Recife, Roberto Abreu já declarou que dará início ao processo de estudo para a implantação do projeto.

“Esse é um grande e promissor empreendimento. Estamos analisando o projeto que a prefeitura montou, bem como as empresas interessadas e a viabilidade da área. Vamos estudar como a Ad Diper pode ajudar para tirar o projeto do papel e dar início à instalação do distrito industrial em Gravatá,” informou.

“Este distrito é um sonho de toda a população gravataense, principalmente, na situação em que o Brasil se encontra, já que gerar emprego hoje é um grande desafio. Decidimos que Gravatá precisa da realização desse projeto e estamos na busca de parceiros. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que isso se concretize no mais curto espaço de tempo possível,” registrou o prefeito.

Inicialmente, mais de 30 empresas já estão articulando suas instalações no distrito industrial. A área possui cerca de 50 hectares e fica localizada na BR 232, próxima ao Vila da Serra.

Na reunião, também estiveram presentes o Deputado Estadual, Lucas Ramos, o Superintendente do Banco do Nordeste, Ernesto Lima Cruz, Assessor de Ação e Estratégia, Severino Ursulino, os Secretários Municipais de Planejamento, Joeides Pereira, Indústria e Comércio, Darlan Raphael e Imprensa, Fernanda Pérez, além de técnicos da Ad Diper e o proprietário do Parque Karawá Tã, Paulo Roberto.

fonte:http://www.prefeituradegravata.pe.gov.br/em-recife-prefeito-se-reune-com-presidente-da-ad-diper-para-apresentar-projeto-do-distrito-industrial-de-gravata/

Nenhum comentário

XI Festival Virtuosi em Gravatá estreia com grande público

XI Festival Virtuosi em Gravatá estreia com grande público
3 DE AGOSTO DE 2019

Foto: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

A XI edição do Festival Virtuosi de Gravatá teve início na noite desta sexta-feira (2), na Igreja Matriz de Sant’Ana, com um grande concerto de música clássica.

Dirigida pelo maestro Rafael Garcia, a abertura do festival ficou por conta do Coro de Câmara de Campina Grande e do grupo Iamaká, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPB), sob a regência do suíço Vladimir Silva.

“Foi emocionante, muita música de qualidade, artistas talentosíssimos. Nossa cidade está lotada e este sucesso na abertura mostra o quanto esse festival é importante para a economia de Gravatá. Serão oito dias com grandes atrações e quem vier, tenho certeza absoluta que não irá se arrepender”, disse o prefeito Joaquim Neto, que acompanhou o evento ao lado de amigos.

Num final de semana de muitos visitantes, mesmo com o frio e a chuva fina que caiu em Gravatá, até a área externa recebeu muita gente, de idades variadas, provando que há consumidores de música que não está na mídia.

A programação segue neste sábado, a partir das 20h, na Igreja Matriz de Sant’Ana. Confira as atrações:

SÁBADO 03|08

11h – Música Medieval & Renascentista

IAMAKÁ

20h – Mozart, Liszt & Rachmaninov

ILYA RAMLAV, piano

SEGUNDA 05|08

20h – A Nova Geração

TERÇA 06|08

20h – Schubert, Mozart & Guarnieri

ELISA FUKUDA, violino

VERA ASTRACHAN, piano

QUARTA 07|08

20h – Schumann & Rachmaninov

NICOLAS GIORDANO, violin

STANIMIR TODOROV, cello

ILYA RAMLAV, piano

QUINTA 08|08

20h – Beethoven, Brahms & Chopin

LUIS FELIPE OLIVIERA, piano

SEXTA 09|08

20h – ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO

Nicolas Giordano,Taís Gomes, Stanimir Todorov

& Elisa Fukuda

RAFAEL GARCIA, regente

fonte:http://www.prefeituradegravata.pe.gov.br/em-recife-prefeito-se-reune-com-presidente-da-ad-diper-para-apresentar-projeto-do-distrito-industrial-de-gravata/

×